top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Como conseguir cidadania portuguesa sendo brasileiro


Se você nasceu no Brasil e tem o sonho de morar e trabalhar na Europa, vamos te contar aqui como conseguir a cidadania portuguesa sendo brasileiro. Isso porque Portugal oferece diversas opções para aquisição da cidadania.


No caso dos brasileiros, a opção mais comum é a cidadania por descendência, ou seja, por ter um antepassado português. No entanto, mesmo que não tenha um ancestral lusitano, ainda há outras alternativas para obter a nacionalidade portuguesa.


Continue sua leitura e informe-se!


Requisitos para conseguir a cidadania portuguesa sendo brasileiro

Para conseguir a cidadania portuguesa, é necessário cumprir alguns requisitos, que podem variar de acordo com o seu caso específico. Dentre os requisitos mais comuns, estão:


Ter descendência portuguesa

Se você tem descendência portuguesa, pode ser possível obter a cidadania portuguesa por meio do processo de atribuição. Isso significa que, se um de seus pais ou avós é português, você pode solicitar a cidadania portuguesa.


Para conseguir a cidadania portuguesa para bisnetos, é necessário seguir o processo de atribuição da cidadania portuguesa.


Isso significa que você precisa comprovar que um de seus bisavós era português e que essa cidadania foi passada de forma ininterrupta para os descendentes diretos, até chegar em você.


Ressaltamos que os documentos necessários podem variar de acordo com a sua situação específica.


Residir em Portugal

Outra forma de obter a cidadania portuguesa é por meio da residência em Portugal. Se você morar legalmente em Portugal por um determinado período de tempo, pode solicitar a cidadania portuguesa.


Geralmente, é necessário residir em Portugal por pelo menos 5 anos para poder solicitar a cidadania. No entanto, existem algumas exceções, como para pessoas casadas com portugueses ou para investidores em Portugal.


Investir em Portugal

Se você deseja investir em Portugal, pode ser possível obter a cidadania portuguesa por meio do programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI).


Esse programa permite que investidores estrangeiros obtenham uma autorização de residência em Portugal em troca de um investimento mínimo. Após um determinado período, é possível solicitar a cidadania portuguesa.


Processo para conseguir a cidadania portuguesa sendo brasileiro

O processo para conseguir a cidadania portuguesa pode ser um pouco burocrático e pode variar de acordo com o seu caso específico. No entanto, de forma geral, o processo envolve:


Reunir documentos

Para solicitar a cidadania portuguesa, é necessário reunir uma série de documentos, como certidões de nascimento, casamento, antecedentes criminais, comprovantes de residência, entre outros. Os documentos necessários podem variar de acordo com o seu caso específico.


Contratar assessoria jurídica especializada

Você pode tirar a cidadania portuguesa sozinho, mas é importante destacar que o processo de solicitação da cidadania portuguesa pode ser complexo e burocrático, com diversos documentos e exigências a serem cumpridas.


Por isso, contar com a assessoria de um profissional especializado em direito de imigração pode ser de grande ajuda para garantir que todo o processo seja realizado de forma correta e eficiente.


Um advogado especializado em imigração pode ajudar a reunir a documentação necessária, preencher os formulários de solicitação e orientar em todas as etapas do processo.


Além disso, um profissional capacitado pode também avaliar a situação específica de cada caso e identificar possíveis obstáculos ou problemas que possam surgir ao longo do caminho.


Dessa forma, contar com a assessoria jurídica especializada pode fazer toda a diferença para quem deseja solicitar a cidadania portuguesa, garantindo que todo o processo seja realizado com segurança e eficiência.


Solicitar a cidadania portuguesa

Após reunir todos os documentos necessários, é possível solicitar a cidadania portuguesa junto ao Consulado de Portugal no Brasil ou em Portugal.


O processo pode ser feito presencialmente ou por meio de correio. Após a solicitação, é necessário aguardar a análise e aprovação do processo.


Em resumo, o processo para conseguir a cidadania portuguesa sendo brasileiro é possível e pode valer a pena no final. É importante estar preparado, ter todos os documentos em mãos e buscar a ajuda de profissionais especializados para facilitar o processo.


Lembre-se também que a cidadania portuguesa abre portas para diversos benefícios, como a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer país da União Europeia. Portanto, se você tem interesse em obter a cidadania portuguesa, não desanime e siga em frente com seu objetivo.


Se você ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda para dar entrada no processo, entre em contato com um dos nossos advogados especializados em imigração. Estamos sempre prontos para ajudá-lo em todas as etapas do processo de como conseguir a cidadania portuguesa para brasileiros.

14 visualizações0 comentário
bottom of page