top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Como saber se tenho descendência portuguesa?


Uma das formas mais fáceis de conseguir a cidadania portuguesa e ter o direito de morar na Europa é sendo filho, neto ou bisneto de um cidadão português. Por isso, uma pergunta muito comum entre quem deseja entrar com o pedido de dupla nacionalidade é: “Como saber se tenho descendência portuguesa?”.


Por conta do processo de colonização, muitos portugueses imigraram para o Brasil. Em vista disso, diversos brasileiros têm suas origens ligadas à ascendência lusitana.


Quer saber como saber se você tem descendência portuguesa? Leia este post e veja como descobrir se você é ou não descendente de portugueses.


4 maneiras de saber se você tem descendência portuguesa

Se você suspeita que tem descendência portuguesa, existem algumas maneiras de investigar e descobrir se isso é realmente verdade. Algumas sugestões são:


1. Verifique seus documentos familiares

Comece reunindo todos os documentos de família que você possui, como certidões de nascimento, casamento e óbito, árvores genealógicas, fotos antigas, livros de família e qualquer outra informação que possa ajudar a traçar sua árvore genealógica.


Revise cuidadosamente os documentos que você coletou e verifique se eles contêm informações sobre a naturalidade e nacionalidade dos seus antepassados.


Se você tiver informações sobre a imigração de seus antepassados, pesquise registros de imigração em portos de entrada, como listas de passageiros, para encontrar informações adicionais.


2. Converse com familiares

Tente conversar com seus familiares mais velhos e pergunte sobre a história de sua família. Eles podem fornecer informações valiosas sobre a origem da família e a possível existência de descendência portuguesa.


Faça perguntas específicas sobre seus antepassados, como os nomes completos dos seus avós, bisavós e outros parentes próximos. Pergunte também sobre o local de nascimento e as datas de nascimento, casamento e óbito.


Tente saber mais a respeito de possíveis histórias que envolvam a imigração de um antepassado português para o Brasil.


3. Faça pesquisas genealógicas

Você pode pesquisar em arquivos e registros civis para encontrar informações sobre seus antepassados.


Sites de genealogia podem ser uma fonte útil de informações e recursos para a pesquisa genealógica. Muitos sites oferecem ferramentas de pesquisa gratuitas e pagas para ajudá-lo a encontrar informações sobre seus antepassados, como o FamilySearch e o MyHeritage.


4. Contrate um especialista em genealogia

Se você estiver tendo dificuldades em encontrar informações sobre seus antepassados ​​ou se quiser obter ajuda especializada, considere contratar um genealogista profissional. Eles podem ter acesso a recursos e informações adicionais que você não tem e podem ajudá-lo a desvendar sua árvore genealógica.


Se você descobrir que tem descendência portuguesa, pode verificar os requisitos necessários para a obtenção da cidadania portuguesa por via de ascendência, que pode ser concedida a filhos, netos e bisnetos de cidadãos portugueses, desde que cumpridos os requisitos estabelecidos pela legislação portuguesa.


Quer saber se você tem ou não direito à cidadania portuguesa? A gente te ajuda! Basta preencher esse formulário para saber se você pode ter sua dupla nacionalidade.


Precisando de ajuda com seus documentos para cidadania portuguesa? Facilite a sua vida e agilize seu processo: entre em contato com a nossa assessoria jurídica e realize seu sonho de viver na Europa!

12 visualizações0 comentário
bottom of page