top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Qual a melhor época do ano para mudar para Portugal?


Se você está fazendo planos de mudar para Portugal, é importante organizar o máximo possível o início dessa nova vida na Europa. Qual será a melhor época para fazer sua mudança para Portugal?


Não temos uma resposta única que sirva para todas as pessoas. Isso porque existem vários fatores que influenciam essa decisão. Por exemplo, você vai se mudar para Portugal com crianças em idade escolar? Está indo procurar emprego?


Neste post, vamos abordar alguns pontos importantes para que você mude para Portugal no melhor período. Confira!


Mudar para Portugal: o clima e as estações do ano

Uma das primeiras coisas que você deve ter em conta na hora de planejar a melhor época para mudar para Portugal é o clima.


A primavera em Portugal vai de 20 de março a 21 de junho e é um período bem agradável, de temperaturas amenas, variando entre 11°C e 20°C.


Durante o verão, que vai 21 de junho a 23 de setembro, o tempo é bem quente, podendo chegar aos 40°C. Há baixíssima incidência de chuva e sol intenso o dia todo.


De 23 de setembro a 21 de dezembro, período que compreende o outono, os termômetros começam a descer gradativamente, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, com o fim do horário de verão.


No inverno em Portugal - 21 de dezembro a 20 de março - chove e venta bastante. A temperatura pode chegar aos 0°C nas regiões mais ao Norte do país.


Mudar para Portugal: vagas de trabalho e moradia

Se você quer mudar para Portugal a fim de encontrar um trabalho por lá, a boa notícia é que já existe um visto específico para buscar emprego no país válido para brasileiros.


De qualquer forma, durante os meses mais quentes (de maio a setembro), existem muitas ofertas de vagas nas áreas de turismo, hotelaria, comércio, restaurantes e bares.


Isso porque essa é a época de alta nas atividades do setor de turismo, que movimenta bastante a economia portuguesa. Em contrapartida, a oferta de imóveis é baixa durante a alta temporada.


A maioria das casas e apartamentos nesse período acaba sendo disponibilizada para o período de férias. Isso pode ser um problema caso você não tenha um imóvel acertado.


Agora, se você busca vagas na sua área especificamente - como é o caso de quem deseja trabalhar com TI em Portugal por exemplo - o caminho é um pouco diferente.


Muitas vagas são oferecidas no início do ano, no período entre janeiro e março, principalmente em escritórios.


Mudar para Portugal: calendário escolar europeu

Se você tiver filhos pequenos, é preciso lembrar que o calendário escolar europeu começa em setembro.


Nesse caso, é bom se mudar um pouco antes, para que quando as aulas começarem, as crianças se sintam mais adaptadas.


Existem várias opções de ensino público e de escolas internacionais em Portugal, muito procuradas pelos pais que buscam pluralidade cultural e as vantagens competitivas que o currículo escolar de uma instituição de ensino internacional proporcionará aos seus filhos.


Agora, você já conhece alguns fatores importantes para planejar adequadamente a melhor época de mudar para Portugal.


E toda a burocracia que envolve a emissão de cidadania portuguesa, vistos, etc? Já resolveu isso? Tem alguma dúvida? Está precisando de ajuda?


Somos especializados em imigração. Com certeza, podemos facilitar muito a sua vida! Entre em contato e agende sua consultoria online agora mesmo.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page