top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Novo visto para nômade digital em Portugal: saiba como obter o seu


O governo português está em busca de mão de obra estrangeira. Por conta disso, foi criada uma nova oportunidade para brasileiros que desejam morar legalmente na Europa: o visto para nômade digital em Portugal.


Esse novo tipo de visto, que entrou em vigor dia 30 de outubro de 2022, facilita a entrada de estrangeiros que desejam viver no país por meio do trabalho remoto.


Quer saber mais sobre como o obter o novo visto para nômade digital em Portugal? Continue sua leitura e informe-se!


O que é um nômade digital?

Os nômades digitais são aqueles profissionais que trabalham remotamente e aproveitam essa liberdade para viajar pelo mundo.

Se você trabalha home office e só precisa do seu notebook, smartphone e uma boa conexão de internet para exercer suas funções profissionais, pode se considerar um nômade digital.


Portugal é um país muito procurado por quem tem esse estilo mais desprendido justamente por proporcionar uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.


Como obter o novo visto para nômade digital em Portugal?

É claro que existem algumas exigências a serem cumpridas para conseguir o novo visto para nômade digital em Portugal. Vamos te explicar quais são elas.


Comprovação de renda

O primeiro passo para obter o novo visto de nômade digital em Portugal é comprovar uma renda mensal de pelo menos quatro vezes o valor atual do salário mínimo de Portugal.


Ou seja, você precisa mostrar que tem rendimentos mensais de, no mínimo, 2.820 euros por mês, o que equivale a aproximadamente 14.500 reais.


Comprovação de vínculo de trabalho

Outra exigência para que o seu visto de nômade digital em Portugal seja aprovado é apresentar contrato de trabalho e declaração da empresa que comprovem o seu vínculo de trabalho.


Se você é freelancer, fique tranquilo. A legislação de Portugal também prevê que profissionais freelancers possam pedir esse visto.


Nesse caso, é preciso apresentar também:

  • Contrato de sociedade;

  • Contrato de prestação de serviços;

  • Documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades.

Nos dois casos, também é necessário provar a residência fiscal no país de origem. Para os brasileiros, é possível fazer a comprovação com documento emitido pela Receita Federal.


É permitido levar acompanhantes vinculados ao novo visto para nômade digital em Portugal?

Sim! O novo visto para nômade digital em Portugal também dá a possibilidade de levar acompanhantes.


Para isso, você vai precisar apresentar uma comprovação de renda maior. A quantia é acrescida em 50% para maiores de 18 anos e 30% para menores de idade.


Onde solicitar o novo visto para nômade digital em Portugal e quanto tempo demora?

O pedido para o novo visto de nômade digital em Portugal é feito no site do VFS Global.

Nesse portal, você encontra o formulário com toda a documentação necessária para conseguir exercer o seu trabalho remoto em território luso.


O prazo de emissão desse visto é de aproximadamente 60 dias.


Sabemos que o processo de emissão do novo visto de nômade digital em Portugal pode ser burocrático. E, se você não realizar todas as etapas corretamente, seu visto não será concedido.


Por isso, o melhor a fazer é contar com uma assessoria jurídica especializada. Assim, você evita possíveis dores de cabeça e tem muito mais chances de tudo dar certo.


Agende agora mesmo uma consultoria online e tire todas as suas dúvidas diretamente com um de nossos advogados especialistas em imigração para Portugal.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page