top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Quem tem cidadania portuguesa pode morar nos Estados Unidos?


Muitos brasileiros já conseguiram obter a dupla nacionalidade portuguesa. O passaporte português abre as portas para que essas pessoas possam viver em qualquer país membro da União Europeia. Mas será que quem tem cidadania portuguesa pode morar nos Estados Unidos?


O passaporte europeu, seja ele português ou de outra nação da UE, é realmente um dos mais desejados do mundo. Isso porque ele proporciona aos seus cidadãos acesso facilitado a diversos países ao redor do globo, incluindo os EUA.


Então, quer dizer que a cidadania portuguesa te permite viver na terra do Tio Sam? Vamos falar sobre isso nesse post. Confira!


Quem tem cidadania portuguesa pode morar nos Estados Unidos ou não?

A resposta é depende, pois temos que levar em consideração quanto tempo o cidadão português deseja morar nos EUA.


Portanto, os brasileiros que possuem a cidadania portuguesa não podem simplesmente arrumar as malas e partir para os Estados Unidos agora mesmo sem data para voltar.

A nacionalidade portuguesa dá direito a viver nos EUA por até 90 dias sem que haja necessidade de solicitar um visto de residência.


Passado esse prazo, mesmo que você possua o passaporte português, precisará passar pelos devidos trâmites para requerer uma maneira legal de passar a viver no país. Para tanto, existem alguns tipos de vistos disponíveis e você pode encontrar mais informações a respeito deles no site da Embaixada dos Estados Unidos.


Sabemos que esse país tem fama de empregar rigor nas análises de vistos e pedidos de residência. Mas, se você seguir à risca todos os pedidos de documentos e for para a entrevista preparado, suas chances de ter o processo aprovado com certeza serão maiores.


Como conseguir morar nos Estados Unidos com a cidadania portuguesa?

Depois que Portugal foi incluído na lista de nações com tratado de comércio e navegação dos Estados Unidos, quem tem a cidadania portuguesa foi beneficiado com um novo tipo de visto para morar na terra do Tio Sam: o visto E2.


Segundo especialistas em imigração para os EUA, esse é um dos vistos menos burocráticos para o cidadão português morar em solo americano.


E tem mais: o visto E2 permite que os filhos menores de 21 anos e o cônjuge também possam usufruir do benefício da residência nos Estados Unidos.


O tempo para concessão do visto E2 para quem tem a cidadania portuguesa gira em torno de 3 a 4 meses apenas. Mas ele dá o direito do detentor do passaporte europeu morar nos EUA por até 5 anos, com direito a renovação.


Esse é um caminho interessante para encontrar possibilidades dentro das leis imigratórias estadunidenses para solicitar a aprovação do Green Card (visto permanente de residência).


Entre as exigências para ser elegível ao visto E2, você precisa investir no mínimo 100 mil dólares nos EUA.


O passaporte brasileiro não te permite aplicar para esse tipo de visto americano. Portanto, essa é uma grande vantagem para quem tem a cidadania portuguesa e deseja morar nos Estados Unidos.


8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page