top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Vale a pena trabalhar com TI em Portugal?


Se você já está inserido no mercado de Tecnologia da Informação e pensa em buscar oportunidades de emprego no exterior, saiba que trabalhar com TI em Portugal pode ser uma ótima ideia.


Isso porque a área de TI no país luso, como em outras nações europeias, está bastante aquecida. Centros urbanos como Porto e Lisboa concentram a maior parte das vagas, mas é claro que outras cidades também oferecem postos de trabalho no setor de TI em Portugal.


Para você ter uma ideia de remuneração, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a média está em torno de 1.500 euros, podendo chegar até 3.000 euros nas posições mais operacionais.


Ficou interessado? Continue sua leitura e saiba mais sobre como trabalhar com TI em Portugal.

Por onde começar para trabalhar com TI em Portugal?

Se você já atua no mercado da Tecnologia da Informação e tem boas competências para colocar no currículo, a boa notícia é que o setor de TI em Portugal tem vagas a serem preenchidas por profissionais qualificados, incluindo estrangeiros.


Aliás, quando o assunto é currículo, temos algumas dicas importantes para te dar. A primeira delas é que muito provavelmente os recrutadores exigirão que você tenha inglês fluente.

Portanto, se você conta com essa habilidade, já sairá na frente de outros candidatos.


A segunda dica é atentar-se ao preparo do seu currículo para trabalhar com TI em Portugal, pois há diferenças em relação ao Brasil. Existe uma certa padronização das informações do seu cv, conforme as exigências da União Europeia.


O Europass é um modelo padrão válido para toda UE. Na verdade, existem gestores de Recursos Humanos que já consideram esse formato um pouco ultrapassado, mas fato é que elaborar seu currículo nesse formato ainda pode te ajudar.


Outra dica é possuir um portfólio dos seus trabalhos no setor de TI. Com isso, os recrutadores serão capazes de analisar com clareza suas habilidades profissionais.


Como encontrar vagas de TI em Portugal?

Você não precisa morar em Portugal para procurar vagas para trabalhar com TI em Portugal. Ainda no Brasil, você já pode acessar sites de emprego para buscar oportunidades no mercado de Tecnologia da Informação por lá.


Esses são alguns portais onde você pode encontrar um emprego de TI em território luso:

Também vale a pena usar seu perfil - ou criar um, caso você ainda não tenha - no LinkedIn. Essa é uma rede social que te permite se conectar com os profissionais que atuam nos departamentos de Recursos Humanos das empresas portuguesas, responsáveis pelo recrutamento das organizações.


Feito isso, mande uma mensagem falando sobre a sua vontade de integrar a equipe de colaboradores do negócio.


Outra maneira de buscar vagas de TI em Portugal é acessar o site das empresas que você tem interesse em trabalhar. Afinal de contas, esses sites sempre contam com uma página “Trabalhe Conosco”.


Conseguiu uma oportunidade para trabalhar com TI em Portugal, mas não possui a cidadania portuguesa? Então, o próximo passo é entrar com a solicitação do visto de trabalho.

É claro que vamos te ajudar com isso. Confira essa leitura: Visto de Trabalho em Portugal - saiba mais sobre os vistos D1, D2 e D3.

4 visualizações0 comentário
bottom of page