top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

É preciso contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa?


Se você tem dúvidas se é preciso contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa, a resposta para essa questão é bastante objetiva: não. Você não é obrigado a ter uma assessoria jurídica para obter a dupla nacionalidade. Mas será que vale a pena fazer esse processo sozinho?


Ainda que não seja obrigatório contratar um advogado para pedir a cidadania portuguesa, contar com esse tipo de serviço pode ser útil em alguns casos. Isso porque profissionais especializados em direito internacional realmente competentes tornam o processo adquirir a nacionalidade portuguesa muito mais tranquilo, ágil e eficiente.


Continue sua leitura e entenda quando vale a pena e quando não vale contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa.


Quando NÃO vale a pena contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa?

Não vale a pena contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa em casos simples, quando você se sente confiante em preencher todos os formulários e fornecer a documentação necessária por conta própria.


Por exemplo, se você é elegível para a cidadania portuguesa por meio de ascendência ou casamento, e possui toda a documentação necessária para comprovar seu vínculo com o país, não há necessidade de contratar um advogado para ajudá-lo.


Ou seja, se você já tem 100% de certeza de quais documentos precisa, de onde obtê-los, de quais formulários deve completar, para onde deve enviá-los e de como funciona todo o passo a passo, do início ao fim, do processo de solicitação da cidadania portuguesa, talvez não valha a pena contratar uma assessoria jurídica especializada em trâmites de dupla nacionalidade.


Quando vale a pena SIM contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa?

Com certeza, vale a pena contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa se você:

  • tiver dúvidas ou preocupações específicas sobre a sua elegibilidade (se você tem ou não direito à cidadania portuguesa);

  • tiver dúvidas a respeito de como funciona o processo de solicitação da cidadania portuguesa;

  • se você encontrar obstáculos, como uma solicitação de documentação adicional ou uma rejeição inicial, que não consegue superar ao longo do percurso para obter a dupla nacionalidade;

  • se você não quer correr riscos de cometer erros de envio de documentos (ou da falta de envio dos mesmos), acabando por atrasar o processo de obtenção da cidadania portuguesa - ou até mesmo tendo o seu pedido negado.

Nesses casos acima, pode ser útil contar com a assistência de um advogado especializado em direito de imigração.


Lembre-se de que contratar um advogado para tirar a cidadania portuguesa não é obrigatório. Ou seja, trata-se de uma escolha pessoal e dependerá das suas necessidades e recursos financeiros.


Se você decidir não contratar um advogado, certifique-se de que você entende completamente o processo de solicitação de cidadania portuguesa e tem todos os documentos necessários antes de enviar sua solicitação.


Mas se você quiser saber se você tem ou não direito à cidadania portuguesa, a gente te ajuda! Basta preencher esse formulário para saber se você pode ter sua dupla nacionalidade.

Caso você necessite de assistência com seus documentos para cidadania portuguesa, nós facilitamos a sua vida e agilizamos seu processo. Entre em contato com a nossa assessoria jurídica e realize seu sonho de viver na Europa!

9 visualizações0 comentário
bottom of page